Buscar
  • Instituto Santista de Análise do Comportamento

Como vai a sua saúde mental?


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental consiste em um estado de bem-estar, quando a pessoa é capaz de usar as suas habilidades, recuperar-se do estresse, ser produtiva e colaborar com o meio em que vive.

Existem situações do cotidiano que podem influenciar a saúde mental, positiva ou negativamente, sem que isso seja perceptível. Ao menor sinal de perturbação, a melhor alternativa é procurar a orientação de um psicólogo.

Cada vez mais encontramos os transtornos mentais entre aos problemas que atingem a população mundial. Eles podem ter origem fisiológica ou psicológica. O nível elevado de estresse que nos afeta todos os dias pode causar efeitos comportamentais indesejados.

Segundo a Psicologia, área responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de transtornos mentais, existem alguns critérios que identificam uma boa saúde mental.

Indícios de uma boa saúde mental

1. Positivismo

Ter atitudes positivas e autoestima elevada auxilia a pessoa a viver bem consigo mesma, sem conflitos relacionados ao corpo e à mente. Saber lidar com atitudes de conflito e conseguir administrar as adversidades do dia a dia denotam controle mental e emocional.

2. Crescimento

Buscar crescimento pessoal faz parte de um processo de amadurecimento e ajuda a preservar a saúde mental.

Um indivíduo preocupado com a realização pessoal busca a sua felicidade mesmo que ela esteja fora dos padrões convencionais impostos pela sociedade.


3. Inteligência emocional

Construir uma boa relação e interagir bem com pessoas de opiniões e valores diferentes são atitudes importantes no processo de sociabilização e amadurecimento psicológico.

4. Ser feliz

Ser feliz independentemente da influência de terceiros é sinônimo de autoconhecimento e autonomia emocional. O esforço em alcançar a felicidade e conquistar os objetivos também é essencial para o sucesso pessoal.

5. Convívio social

Entender como funciona a estrutura social ao seu redor é uma boa habilidade para cumprir o seu papel na sociedade. Manter o equilíbrio entre o psicológico e o convívio social é necessário para a manutenção da saúde mental. Em suma, a saúde mental passa por:

Autoconhecimento;

Autoestima;

Saber lidar com as dificuldades;

Saber lidar com o estresse a que somos submetidos diariamente;

Controlar nossas emoções e sentimentos;

Administrar bem a convivência com outras pessoas.

As emoções atuam fortemente sobre a saúde mental. Muitas vezes, mesmo tendo a habilidade para administrar conflitos, nossa emoção nos priva de lidarmos com algumas situações de maneira prática e confiante.

E aí aparecem os conflitos que, às vezes, podem nos conduzir a algum tipo de transtorno psicológico.

Intervenção do psicólogo

Diante da percepção de que algo mudou ou da dificuldade em lidar com determinadas situações que antes eram fáceis de serem administradas, sobretudo com um nível alto e constante de estresse, depressão ou ansiedade, um psicólogo deve ser consultado. Estes sintomas indicam que a saúde mental está ameaçada.


Você já pensou em procurar um psicólogo? Em que situação você acha que um profissional poderia lhe ajudar?


Instituto Santista de Análise do Comportamento

CRP/SP 3804 - CNES 6353835 Av. Pedro Lessa, nº 1640 conj. 602 - Aparecida - Santos/SP Tel.: (13) 3301.4441


#isacpsicologia #psicologia #transtornos #saudementalnapandemia #santos

4 visualizações0 comentário

Todos os direitos reservados 
ASSECOM Assessoria 

Instituto Santista de Análise do Comportamento

CRP/SP 3804 - CNES 6353835

Unidade
Av. Pedro Lessa, nº 1640 conj. 602 - Aparecida - Santos/SP


Tels.: (13) 3301.4441 

       (11) 97129.3842


Envie sua mensagem

  • Facebook
  • Instagram